segunda-feira, 2 de março de 2015

Grupos da UFMS

 Os Jogadores, as pessoas costumam se reunir para conversar e aproveitam para jogar nas mesas do Corredor Central. 

Os feirantes, comerciantes que alguns dias por semana, vão para o Corredor Central para comercializar produtos naturais e doces.

Entrevistas


Entrevistamos 4 pessoa que encontramos no corredor da UFMS, tínhamos algumas perguntas para fazer, e assim ficaram dispostas respectivamente:

01) Qual seu nome?
02) Qual sua idade?
03) Qual seu curso?
04) O que você pensa sobre a UFMS?

Respostas:
Larissa, 19 anos, cursa Farmácia, diz que a Universidade possui uma boa estrutura.
Andryel, 20 anos, cursa Farmácia, diz que a Universidade possui uma estrutura precária. Mas com relação ao seu curso está totalmente satisfeito.
Não se identificou, 22 anos, aluno do 1º ano de mestrado em Botânica, acredita que a Universidade é enrolada. nas questões burocráticas.
Eduardo, 27 anos, cursa Engenharia Elétrica, acredita que a UFMS é uma ótima Universidade.







UFMS - Positiva ou negativa?

A UFMS possui aspectos positivos e negativos, vejamos alguns:

POSITIVOS:

 Acessibilidade, a instituição conta com rampas, pisos táteis e passarelas para melhor segurança e comodidade, atendendo as necessidades de todos. 
 
A Biblioteca Central conta com um vasto acervo bibliográfico.


Teatro Glauce Rocha.














NEGATIVOS:

 
Apesar do valor acessível, a enorme fila que se forma no Restaurante Universitário, é algo desanimador. 

A ponte que interliga a Unidade X -Bloco de Química ao Restaurante Universitário, é uma estrutura precária.


Também por motivos de segurança, o Morenão é um ponto negativo.

Ambiente UFMS


A UFMS conta com vários ambiente marcantes, podendo destacar:

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES - DCE



CORREDOR CENTRAL


PALITEIRO 







Apresentando as ciências

FISIOLOGIA VEGETAL




Estudo das funções vegetais: transporte de substâncias, crescimento, produção de matéria orgânica, movimentos, floração e liberação de vapor d'agua.

Fonte: 
http://www.planetabio.com/fv.html
 GEOLOGIA

geologia (do grego geo, terra e logos, estudo) é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, seu mecanismo de formação, as alterações que está experimentando desde sua origem e a textura e estrutura que sua superfície possui atualmente.

Fonte: http://www.infoescola.com/ciencias/geologia/








HISTOLOGIA

A histologia (do grego: hydton = tecido + logos = estudos) é a ciência que estuda os tecidos biológicos, desde a sua formação (origem), estrutura (tipos diferenciados de células) e funcionamento.

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio.php

JORNALISMO


São a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. Para falar um pouco sobre o jornalismo, foi entrevistado o Profº.: Marcio, formado em Marketing e Propaganda, porém trabalha no planejamento gráfico, que é o trabalho impresso do jornal, ou seja, dá formato gráfico a notícia. 


Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/jornalismo-686486.shtml

PALEONTOLOGIA

A Paleontologia é uma ciência que estuda os animais e vegetais que viveram no passado, através dos fósseis. A paleontologia busca informações nos fósseis, tais como: idade do fóssil, condições de vida e morte do ser fossilizado, características, influências ambientais, entre outras. Presenciamos uma entrevista com Gabriel, orientando do laboratório de Paleontologia, que nos apresentou experiências de viagens realizadas para pesquisas sobre o assunto.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/paleontologia.htm

LIQUENOLOGIA


Estudo dos liquens, os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de microbionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos4.php

MICROBIOLOGIA

Microbiologia é o ramo das ciências que estuda bactérias, 

fungos e vírus. É uma das mais relevantes, dinâmicas, 

interessantes e atuais disciplinas em ciências biológicas.

Fonte: http://www.icb.usp.br/bmm/grad/










PARASITOLOGIA


O ramo da ciência que estuda parasitos e protozoários. Carla, bióloga atuante na área de parasitologia humana, com foco na leishmaniose, funcionária há 7 anos da UFMS, descreveu seus estudos e metodologia de trabalho.


















ZOOLOGIA

Zoologia vem do grego zoon, que significa animal e logos que significa estudo. Zoologia é a ciência que estuda os animais bem como as relações entre eles e o ambiente em que vivem. A zoologia estuda também a estrutura dos animais, de que constituem seus tecidos, propriedades e funções celulares.

Fonte: http://www.significados.com.br/zoologia/

BOTÂNICA

Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas.
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/botanica.htm
Maíra, bolsista responsável pelo herbário, que é uma coleção de plantas com finalidade de pesquisa.






Sobre nós


Este site foi criado com o intuito de explanar os conhecimentos adquiridos durante a aula inaugural referente a disciplina Fundamentos e Metodologia em Ciência, ministrada pelo Profº.: Ivo Leite Filho. Aqui você encontrará fotos, entrevistas, notícias, curiosidades a cerca de alguns tipos de Ciência existentes.

A manutenção do site será realizada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, 5º semestre / 2015 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Aline Rodrigues Rocha
Danielle Silva Nogueira
Elisângela da Silva Coelho
Marta Aparecida Gomes de Lima

Sobre a UFMS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), teve sua origem em 1962, com a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande, na cidade de Campo Grande, que seria o embrião do ensino superior público no sul do então estado de Mato Grosso, inicialmente funcionava no prédio da atual Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. 

A UFMS conta com uma vasta quantidade de plantas nativas e exóticas, dentre elas: Cambarú, Buriti, Angico, Bambu e Sete Copas, e possui dois córregos: Cabaça e Bandeira, este alimenta o Lago do Amor, um lago artificial que vem sofrendo com o assoreamento.
                                   Angico (Anadenthera falcata; Leguminosae - Mimosaceae)

 
                                                        Sete Copas (Lecythis pisonis Camb.)

                                                             Bambu (Bambusa oldhamii)
 Lago do amor, antes:

depois:

Durante o passeio pudemos observar a variação que há, em relação a altitude, dentro da Cidade Universitária. Estando Campo Grande a 532 metros de altitude, apenas dentro da instituição a variação pelo nosso percurso foi de 14 metros. A variação da temperatura também foi observada, pois foram de 6,2ºC, dependendo do ambiente onde era observada a temperatura.


 REFERÊNCIAS:

http://www.arvoresdf.com.br/especies_exoticas.htm
http://saudepelasplantas.blogspot.com.br/2010/07/frutas-exoticas-cumbaru.html
http://www.apolo11.com/latlon.php?uf=ms